Problemaas no ciclo de sono-vigília? Alterações do ritmo circadiano estão associados com problemas neurológicos e com transtornos de saúde mental

Transtornos do ciclo de sono-vigília são mais sérios do que parecem e vão muito além de esgotamento e cansaço momentâneo. Um dos fatores associados com esses transtornos é a desregulação do ciclo circadiano, chamado de ritmo circadiano.

O ritmo circadiano é o mecanismo neuroendócrino pelo qual o organismo regula processos fisiológicos entre o dia e a noite para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, entre outras ações.

A interrupção ou alteração do ritmo circadiano é uma característica compartilhada de vários problemas neurológicos, como a doença de Alzheimer, Parkinson e em transtornos depressivos e ansiosos. Em recente pesquisa, após um acompanhamento de mais de 6 anos de 72.242 participantes com alteração do ritmo circadiano, verificou-se que tiveram risco crescente de demência, acidente vascular cerebral e transtorno de ansiedade. Além disso, foram encontradas correlações significativas entre várias regiões corticais e tratos de substância branca e amplitude relativa que têm sido associadas à demência e distúrbios psiquiátricos.

A imagem mostra associações significativas de alterações do ritmo circadiano com o córtex nas quais ocorreu menor amplitude e menor espessura no lobo límbico (giro cingulado esquerdo e giro para-hipocampal direito), lobo temporal esquerdo, lobo fusiforme esquerdo, lobo insular e lobo frontal (córtex frontal orbital medial bilateral e córtex frontal superior).

Intervenções para regular o ritmo circadiano podem ter relevância clínica para reduzir o risco de vários distúrbios neurológicos e psiquiátricos, caso tenha transtornos do ciclo de sono-vigília procure um médico.

#insonia #sonolencia #sono #circadiano #neurologia #psiquiatria #cerebro #neurologista #psiquiatra #alzheimer #demencia #ansiedade #depressao

Deixe um comentário