Episódios temporários de distorção e desorientação da percepção  de realidade? Conheça a Síndrome de Alice no País das Maravilhas

Você já ouviu falar de uma doença chamada “Síndrome de Alice no País das Maravilhas”?  Poucas pessoas sabem sobre essa condição neurológica rara, e que leva este nome por conta do principal sintoma: episódios temporários de distorção e desorientação da percepção de realidade.

Acomete principalmente crianças. As pessoas com esta síndrome podem ter crise que incluir micropsia (quando os objetos parecem ser muito pequenos) ou macropsia (quando parecem ser bem maiores do que são). Ainda, isso não ocorre apenas com os objetos do ambiente externo. Quem sofre com a Síndrome de Alice no País das Maravilhas pode sentir as partes do seu corpo de maneira muito distorcida. Essa sensação estranha pode durar alguns minutos, ou se prologar por mais tempo, mas é compreensível que gere muita ansiedade quando está acontecendo. Esse é um distúrbio neurológico que também pode provocar enxaqueca e epilepsia. 

Existem três categorias principais da síndrome, que diferem de acordo com o tipo de transtorno perceptivo. As categorias são: i) Tipo A com transtornos sensoriais, ii) Tipo B, que afeta os sentidos visuais e Tipo C, que é uma mistura de tipos A e B.

A causa ainda é desconhecida e a síndrome pode ser gerada por alterações na região parieto-occipital do cérebro. Caso você saiba de alguém que tenha esse tipo de episódio, indique a busca por um neurologista.

#síndromedealicenopaísdasmaravilhas #distorção #desorientação #percepção #saudemental #neurologia #neurologista #psiquiatria #psiquiatrainfantil #neurologistainfantil

Deixe um comentário