Tratamento de ansiedade em crianças

O tratamento da ansiedade e o aumento da atenção em crianças geralmente envolve uma combinação de abordagens terapêuticas e, em alguns casos muito graves, medic@ação. Aqui estão alguns tratamentos comuns utilizados para crianças com ansiedade e atenção reduzida:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma terapia baseada em evidências que se concentra em identificar e mudar padrões de pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais. Ajuda as crianças a entenderem a conexão entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Terapia através do Brincar: A terapia através do brincar é frequentemente utilizada com crianças mais novas como uma forma de expressar seus sentimentos e experiências por meio do jogo. Ela permite que as crianças explorem suas emoções e desenvolvam habilidades de enfrentamento.

Terapia de Interação Pais-Filhos: Ajuda os pais a aprenderem técnicas específicas para melhorar seu relacionamento com a criança e gerenciar a ansiedade de seu filho de forma mais eficaz.

Terapia de Exposição: Essa terapia gradualmente expõe as crianças a situações ou objetos que provocam ansiedade, de maneira controlada e de apoio.

Neurofeedback: Essa terapia para ganho de atenção e redução de ansiedade é não invasiva envolve neuromodulação de ondas cerebrais através de eletrodos sobre o couro cabeludo da criança. Através dos eletrodos a criança controla jogos e imagens na tela com as próprias ondas cerebrais. Isso regula fisiologicamente o cérebro e condiciona o uso de áreas para controle de emoções e aumento de atenção.

Medic@ção: Em casos mais graves, especialmente de ansiedade, pode ser prescrita medic@ção.

É importante que os pais trabalhem em conjunto com um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo infantil ou psiquiatra, para determinar o melhor curso de tratamento para a criança. Cada criança é única, e a abordagem de tratamento deve ser adaptada às necessidades e circunstâncias específicas dela.

#criança#psiquiatra#neuropsiquiatra#infantil#infantojuvenil#atenção#concentração#deficitatenção#ansiedade#estresse#hiperatividade#tda#tdah#transtornododeficitdeatenção#psicoterapia#psicologo

Deixe um comentário