Insônia? Aqui tem 7 dicas fundamentais para melhorar o sono!

Está tendo problemas para dormir ou tem insônia crônica? Trouxemos 7 dicas que podem melhorar a sua qualidade de sono!

1- Evite estímulos externos ao deitar

Fique longe de TV, celular, aparelhos que estimulem a sua mente antes de ir dormir. É importante ir acalmando a mente e evitar estímulos e agitações.

2- Alimentação noturna

Opte por alimentos leves, principalmente na hora de jantar. Comidas pesadas, como gorduras e frituras, são de difícil digestão, e vão manter o metabolismo acelerado, o que pode prejudicar o sono.

3- Evite bebidas estimulantes antes de dormir

Evite bebidas estimulantes que tenham cafeína na hora de dormir, uma vez que esta substância é estimulante e pode te deixar em um estado de alerta e agitação.

4- Crie uma rotina na hora de dormir

Tomar um banho quente, beber um chá calmante, ler um livro são hábitos que podem te relaxar e criar um clima tranquilo e aconchegante no momento de se deitar.

5- Dicas para quem não consegue pegar no sono

Se demorar muito tempo para pegar no sono, não fique na cama, pois pode gerar mais ansiedade. Faça atividades tranquilas como ler, dar uma volta pela casa, ouvir uma música e depois volte para a cama.

6- Faça exercícios físicos

Eles liberam endorfina, substância responsável pelo bem-estar, e também melhoram o metabolismo. Além disso, os exercícios físicos são um bom aliado contra à ansiedade e por isso podem melhorar a qualidade do sono.

7- Crie um ambiente para dormir

A cama deve ser associada ao momento de dormir e relaxar. A mente deve entender isso para o sono vir mais fácil. Por isso, evite comer, usar o computador, ou realizar outras atividades enquanto estiver deitado.

Tratamentos para insônia crônica

Se mesmo seguindo essas dicas, os problemas para dormir persistirem, é importante buscar um tratamento neurológico para analisar seu caso e encontrar o melhor tratamento possível. Os tratamentos podem variar, desde melhora de hábitos diários até o uso de medicamentos ou tratamentos não farmacológicos, como a Estimulação Magnética Transcraniana ou a psicoterapia

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