Com o bombardeio de informações, estímulos e cobranças da vida moderna, sentir os efeitos do estresse no dia a dia é quase inevitável.
O problema é que todo esse desgaste e tensão podem prejudicar a sua saúde física e emocional: ansiedade, irritação, esgotamento, enxaqueca e dores musculares são só alguns dos principais sintomas.
Quais os níveis de estresse?
O nível de estresse, no entanto, é relativo e está ligado diretamente à capacidade que cada indivíduo tem de responder aos problemas e demandas diárias. Do mesmo jeito, a forma com que cada indivíduo recebe essas sensações influencia positiva ou negativamente a saúde e bem estar do organismo. Por isso, observar de perto as reações do corpo é fundamental.
O estresse pode ser positivo ou é sempre negativo?
Por exemplo, para algumas pessoas, uma situação estressante é o momento ideal de dar um salto na carreira e mostrar como lidam bem com problemas e circunstâncias adversas. Encaram a pressão de forma positiva, como uma alavanca para produzirem mais e trabalharem melhor. Para outras, no entanto, desafios dessa natureza são opressores e paralisantes, sinais de um estresse ruim. Tudo depende, então, de como você vai encará-los, e quanto tempo irá permanecer nesse estado de vigor e energia.
Descubra como afastar o estresse da sua vida
Quer aprender a tirar vantagem do estresse? Conheça algumas atitudes simples e melhore de vez a sua qualidade de vida!
– Durma bem. A qualidade do sono é determinante para um bom desempenho cognitivo. Por isso, antes de dormir, deixe de usar o celular e deixa a TV apagada.
– Faça pausa entre as atividades. Às vezes nos empenhamos tanto em terminar uma tarefa, que nos esquecemos do tamanho do desgaste que isso nos proporciona.
– Busque um exercício. Atividades físicas elevam a produção de serotonina, e aumentam no organismo as sensações de prazer, relaxamento e bem estar emocional. Caminhe de 10 a 20 minutos todos os dias, e já comece a observar os primeiros resultados positivos.
– Escolha um hobby. Matricule-se numa aula ou inicie uma atividade que você nunca tomou coragem para aprender. Uma mudança radical pode ser hiperprazerosa na sua vida!