Você está visualizando atualmente Mapeamento Cerebral da Esquizofrenia
Detecção Precoce da Esquizofrenia através do Mapeamento Cerebral. VTM Neurodiagnóstico: Diagnóstico e Tratamento em Neurologia e Saúde Mental.

Mapeamento Cerebral da Esquizofrenia

Os pesquisadores do cérebro da UCLA criaram imagens que mostram o impacto devastador da esquizofrenia no cérebro. As descobertas mostram como uma onda dinâmica de perda de tecido ocorre no cérebro de pacientes esquizofrênicos, particularmente na adolescência.

Os resultados de mapeamentos cerebrais podem ter implicações diagnósticas importantes. Médicos, pacientes e parentes são ajudados por uma melhor compreensão de como a psicose se desenvolve, os psiquiatras podem detectar a perda precocemente e tratar os pacientes o mais cedo possível. Estimulações cerebrais com Neurofeedback ou com Estimulação Magnética Transcraniana podem combater a perda rápida de tecido cerebral, e sua eficácia pode ser avaliada usando a técnica de mapeamento cerebral.

Exame precoce da Esquizofrenia antecipa tratamentos

Segundo o Dr. Paul Thompson, professor assistente de neurologia na Escola de Medicina da UCLA “Os cientistas estão perplexos com a forma como a esquizofrenia progride e sobre as mudanças físicas no cérebro. Ficamos surpresos ao ver uma onda de perda de tecido se espalhando que começou em uma pequena região do cérebro. Ela se moveu pelo cérebro como um incêndio florestal , destruindo mais tecido conforme a doença progrede.”

Usando a análise de imagem que detecta mudanças muito sutis no cérebro, os cientistas detectaram perda de massa cinzenta de mais de 10 por cento primeiro nas regiões parietais ou externas do cérebro; essa perda se espalhou para o resto do cérebro ao longo de cinco anos.

Entenda um pouco mais sobre os detalhes da imagem

Este mapa revela o perfil tridimensional da perda de massa cinzenta no cérebro de adolescentes com esquizofrenia de início precoce. A imagem ordena a gravidade de acordo com a cor, vermelho, amarelo, verde e azul. Em vermelho, com uma região de maior perda nas regiões cerebrais temporais e frontais que controlam a memória, a audição, as funções motoras e a atenção. Pacientes com a pior perda de tecido cerebral também apresentavam os piores sintomas, que incluíam alucinações, delírios, pensamentos confusos e psicóticos, ouviam vozes e apresentavam depressão. A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população. Suas causas são desconhecidas e a doença geralmente surge sem aviso no final da adolescência ou na casa dos 20 anos.

#esquizofrenia #mapeamentocerebral #emt #emtrj #estimulaçãomagnética #estimulaçãomagnéticatranscraniana #estimulaçãocerebral #psiquiatria #neurologia

Este post tem 3 comentários

  1. Andrea Mãe

    Meu filho tem 30 anos e tem esquizofrenia …muitos médicos me perguntam se o diagnostico dele é realmente esquizofrenia. Existe algum exame neurologico que possa confirmar isso.?

  2. Leandro Pai

    Meu filho faz 19 anos dia 12 de setembro de 2021. Surtou em junho desse ano e está num processo degenerativo triste e impressionante. Tremores, gritos, choro de agonia, bater de dentes. Mas não sei se isso é efeito da Rispiridona ou se é da esquizofrenia. Só sei que minha vida e de minha esposa acabou junto com a vida de nosso filho.

  3. Alan

    Eu fui diagnosticado recentemente com esquizifrenia, tudo fez sentido pra mim com o que estava acontecendo porem foi uma surpresa. O que fico grato à DEUS é que Ele deu sabedoria pra minha mae sempre me ensinar:

    “Você é homem! Deve continuar, levantar e ir.”

    Isso ajudou a eu não surtar de vez antes dos meus 30 anos.

    Deus me ajudou a ver as realidades da vida, isso esta me ajudando, mas confesso é horrivel…aidna mais quando da os surtos, agora são menos frequentes e com menos duração

Deixe um comentário