Pesquisas em Psicologia: Levantamentos

Pesquisas em Levantamento da Psicologia. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

As Pesquisas de Levantamento são realizadas na Psicologia através da coleta de dados conduzida adequadamente para investigar o objeto de estudo em seu meio. Em geral, essas pesquisas são mais descritivas, pois apresentam características ou fenômenos associados com a população. Para isso, realizam-se cálculos amostrais, verificando a representatividade daquela determinada população e, em seguida, o levantamento é realizado por instrumentos, como questionário, entrevista estrutura, semiestruturada ou não estruturada.

O que a pesquisa de levantamento pode trazer?

A Pesquisa de Levantamento mostra atitudes, tendências e opiniões populacionais. A desvantagem está no fato dos resultados serem generalistas, algumas vezes ocorrem faltas de respostas conscienciosas, existe diferença na compreensão e interpretação de perguntas, as emoções e seus significados não podem ser transmitidos, ou seja, ocorre a redução do controle da validade interna da pesquisa. Mas a pesquisa por levantamento, quando feito da maneira correta, mostra elevada validade externa, pois descreve realmente o que ocorre na população e pode alcançar um número amostral amplo, são práticas e rápidas em aplicação.

Qual associação entre a pesquisa de levantamento em Saúde Mental com o atendimento em consultório?

Para área de Saúde Mental compreender o estado da população é dar um passo a mais em direção de diagnósticos associados com o contexto. Agora, durante a pandemia COVID-19, recebemos muitos casos associados com ansiedade e depressão. O agravamento de transtornos mentais pode ser rompido por tratamentos medicamentosos ou com terapias psiquiátricas, neurológicas, como Estimulação Magnética Transcraniana ou psicoterapia. Todos podem auxiliar a melhora da relação interna, com as próprias emoções e cognição e com acontecimentos externos. Garantir o acolhimento de pessoas que passam por momentos desafiadores é essencial para bons tratamentos.

#levantamentopsicológico #psiquiatria #psicologia #covid19 #coronavirus #ansiedade #depressão #estresse #neurologia

Deixe um comentário