Entenda agora os três tipos de dependência emocional!

Entenda quais são as três principais dependências emocionais. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

Por trás da dependência, geralmente existe medo. Existem também muitas fantasias sobre a própria capacidade ou lugar no mundo. A dependêcia emocional é semelhante à dependência vivida por um adicto. Como tal, também acarreta uma síndrome de abstenção. Episódios de ansiedade e depressão aparecem quando, por algum motivo, o vínculo se rompe ou se enfraquece momentaneamente. Quem sofre com isso, sem dúvida, sofre muito. Basicamente, existem três tipos básicos de dependência emocional e são os seguintes:

Dependência emocional da família

Geralmente corresponde a estruturas familiares onde os pais sofrem fortes estados de ansiedade e os transmitem aos filhos, estes últimos são educados com medo excessivo do mundo. Qualquer coisa externa é vista como uma ameaça. O ponto principal é a crença de que a pessoa será incapaz de enfrentar grandes desafios. Assim, a família torna-se uma espécie de bolha que acolhe, mas também encarcerada.

Dependência emocional do casal

Faz parte de uma crença errônea que pressupõe que o casal dá sentido à própria vida ou os protege da terrível solidão. É por isso que o casal se torna o eixo da própria vida. Esse tipo de dependência é típico de pessoas que carregam grandes inseguranças. A pessoa dependente tem tanto medo de perder o parceiro que pode desenvolver um comportamento muito prejudicial, incluindo ciúme excessivo ou submissão ilimitada.

Dependência emocional do ambiente social

O aspecto mais característico dessa condição é uma necessidade excessiva de ser reconhecido e aprovado em qualquer ambiente. Se não houver sinais suficientes de verdadeira apreciação e aceitação, o indivíduo entra em pânico. Para obter aprovação, a pessoa pode se tornar servil ou invisível.

#ansiedade #dependenciaemocional #medo #panico #psiquiatria #saudemental

Deixe um comentário