O Príncipe: A psicopatia de Maquiavel

O Príncipe: a Psicopatia de Maquiavel. VTM Neurodiagnóstico – Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

Quem já ouviu a frase “Os fins justificam os meios” conheceu parte da ideologia retratada por Nicolau Maquiavel. Essa frase nunca foi realmente escrita por Maquiavel, mas é um resumo da ideologia sobre maneiras de realizar o principado com a concepção de que a política possa ser um fim em si mesma. Esse autor ficou muito famoso pela publicação de sua obra principal: O Príncipe. Maquiavel usou sua experiência como conselheiro político para construir esse tratado enxuto de menos de 100 páginas sobre um pragmatismo imperial .

O texto de O Príncipe é um “papo direto e reto” sobre a realidade política no principado. A frieza e o calculismo de Maquiavel originou um adjetivo muito comum, sinônimo de frieza: Maquiavélico. Na psicologia ser frio e calculista, ter um padrão comportamental manipulativo com ausência de empatia e, quando necessário e utilizar violência, são traços de personalidade antissocial.

Psicopatia e os valores políticos em O Príncipe

Na obra O Príncipe, Maquiavel mostra a dissimulação e até o assassinato de inimigos de maneira sistemática na política. Porém, sugere não adotar a maldade como uma regra. É na Obra O Príncipe que Maquiavel mostra descrições clínicas de características psicopatas para governar. Cleckley traz em seu livro “The Mask of Sanity” um perfil da psicopatia, indicando os traços mais significativos dessa perturbação, implícitos nas sugestões de “como governar” descritos em Maquiavel:

(1) Encanto superficial;

(2) Inexistência de pensamento irracional;

(3) Ausência de nervosismo ou de manifestações neuróticas;

(4) Ser indigno de confiança;

(5) Ser mentiroso e insincero;

(6) Egocentrismo patológico e incapacidade para amar;

(7) Pobreza geral nas principais relações afetivas;

(8) Ausência de sentimentos de culpa ou de vergonha;

(9) Exibição de comportamentos antissociais sem escrúpulos aparentes.

Diagnóstico e Tratamento para Psicopatia

Os transtornos de personalidade, sobretudo o tipo antissocial, representam verdadeiros desafios para a psiquiatria. – Afinal, como diagnosticar e tratar aquele que não pensa necessitar de tratamento…- Muitas vezes os diagnósticos e os tratamentos são compulsórios e associados com a prevenção ou reabilitação de condições criminosas. São necessários medicamentos. Estimulação Magnética Transcraniana para aumentar empatia, controle de impulsos e sociabilização. Assim como terapias especializadas fazem parte da reabilitação.

#psicopata #antissocial #transtornodepersonalidade #maquiavel #oprincipe #principado #cienciapolitica #comportamentoantissocial #estimulacaomagneticatranscraniana #emtrj #emt #estimulacaomagneticarj

Deixe um comentário