O Cérebro: 5 fatos notáveis que você precisa saber!

Composto por bilhões de neurônios (ou células nervosas) que se comunicam em trilhões de conexões chamadas sinapses, o cérebro é um dos órgãos mais complexos e fascinantes do corpo. Manter o cérebro saudável e ativo é vital. Descubra o quão poderoso é com esses fatos interessantes!

  1. A capacidade de armazenamento do seu cérebro é considerada virtualmente ilimitada. O cérebro humano tem cerca de 86 bilhões de neurônios. Cada neurônio forma conexões com outros neurônios, o que pode somar até 1 quatrilhão de conexões. Com o tempo, esses neurônios podem se combinar, aumentando a capacidade de armazenamento. No entanto, na doença de Alzheimer, por exemplo, muitos neurônios podem ser danificados e parar de funcionar, afetando particularmente a memória.
  2. As informações do cérebro voam a impressionantes 429 km/h. Quando um neurônio é estimulado, ele gera um impulso elétrico que viaja de uma célula para outra. Uma interrupção neste processamento regular pode causar uma crise epiléptica.
  3. A medula espinhal é a principal fonte de comunicação entre o corpo e o cérebro. A esclerose lateral amiotrófica, faz com que os neurônios no cérebro e na medula espinhal morram, impactando o movimento muscular controlado. Outra doença que afeta o cérebro e a medula espinhal é a esclerose múltipla (EM). Na EM o sistema imunológico ataca a camada protetora que cobre as fibras nervosas, causando problemas de comunicação entre o cérebro e o corpo.
  4. O cérebro humano pode gerar cerca de 23 watts de potência (o suficiente para alimentar uma lâmpada). Toda essa potência exige um descanso essencial. O sono adequado ajuda a manter as vias do cérebro. Além disso, a privação de sono pode aumentar o acúmulo de uma proteína em seu cérebro que está ligada à doença de Alzheimer.
  5. Um pedaço de tecido cerebral do tamanho de um grão de areia contém 100.000 neurônios e 1 bilhão de sinapses. No entanto, os danos aos neurônios podem ter um grande impacto. Durante um derrame cerebral, por exemplo, o sangue não consegue levar oxigênio ao cérebro. Como resultado, as células cerebrais podem morrer e as habilidades nessa área específica do cérebro podem ser perdidas. Da mesma forma, o mal de Parkinson ocorre quando as células de uma parte do cérebro chamada substância negra começam a morrer. #neuropsicologia #neurociência #cerebro #parkinson #alzheimer #acidentevascularcerebral #idosos #cognicao #psicologia #neurologia #esclerosemultipla #escleroselateralamiotrofica

Deixe uma resposta