7 Informações Fundamentais Para Quem Tem Depressão

Informações Fundamentais para quem tem Depressão
VTM Neurodiagnóstico: Diagnóstico e Tratamento em Saúde Mental

Aqui estão algumas dicas para quem sofre de depressão:

1- Caracterização da depressão

Trata-se de um transtorno mental caracterizado pela tristeza profunda e perda de interesse, afetando o pensamento, comportamento e sentimentos do indivíduo.

2- Quais são os tipos de depressão?

Os transtornos depressivos podem ser Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Depressivo Persistente (Distimia), Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, Transtorno Depressivo induzido por substância, Transtorno Depressivo Especificado e Transtorno Depressivo Não Especificado.

3- Qual a diferença entre depressão e tristeza?

É importante diferenciarmos a depressão da tristeza patológica. As eventualidades da vida, podem trazer momentos difíceis que geram sofrimento, como a morte de uma pessoa querida, perder um emprego, separação, etc. É normal a pessoa ficar triste por um período, mas depois, consegue superar. A depressão não tem um fim, nem uma causa aparente, em que o humor da pessoa se encontra deprimido por boa parte do tempo.

4- Quais são os sintomas da depressão?

Sentir-se deprimido a maior parte do tempo, anedonia (prazer/interesse diminuídos), alterações no sono (insônia ou hiper sonolência), alterações de peso (perda ou ganho excessivo), fadiga crônica, sentimentos de culpa, desvalorização, desesperança, dificuldades de concentração, irritabilidade, ideais suicidas.

5- Existem fatores de risco para depressão?

Sim! E quais são eles? Estresse e ansiedade crônicos, histórico familiar, eventos traumáticos, vícios e dependências, sedentarismo, disfunções hormonais, entre outros.

6- Como prevenir a depressão?

Não existe fórmula que garanta que o indivíduo nunca vai desenvolver uma depressão, mas há formas que melhoram o bem estar mental e físico. São elas: realização de exercícios físicos, manter uma dieta saudável, práticas de meditação, hobbies que a pessoa goste e sinta prazer, estar perto de amigos e familiares significativos.

7- Quais são os tratamentos para depressão?

Como tratamentos, é muito importante que haja um trabalho em conjunto com psicólogos, neurologistas, psiquiatras. Há o tratamento medicamentoso, com antidepressivos. A psicoterapia pode ajudar o indivíduo a identificar os conflitos internos e lidar com eles, buscando sair do estado de sofrimento. A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) é bastante eficiente em pacientes depressivos. E ainda, há uma técnica chamada Estimulação Magnética Transcraniana que também oferece ótimos resultados. Depressão é um transtorno mental que deve ser tratado com seriedade e o paciente depressivo não deve ter seus sentimentos diminuídos ou desvalorizados. Busque a ajuda de um profissional especialista!

#depressão #trantornosdepressivos #vtmneurodiagnóstico #estimulacaomagneticatranscraniana #estimulacaoporcorrentecontinua #psicoterapia

Deixe um comentário