Compulsão Alimentar e o Córtex Pré-frontal

Compulsão Alimentar e o Córtex Pré-frontal. VTM Neurodiagnóstico – tratamentos e diagnósticos em psiquiatria e neurologia

A luta contra a obesidade é uma das tarefas mais desafiadoras dos tempos modernos. Os custos de saúde associados ao tratamento da obesidade e suas comorbidades é elevado. Ao mesmo tempo, há um enorme aumento de transtornos alimentares em todas as faixas etárias em todo o mundo. O transtorno da compulsão alimentar periódica está fortemente associado à obesidade grave.

O que é compulsão alimentar?

De acordo com DSM-5, esse transtorno é definido como a ingestão recorrente de porções muito grandes de alimentos na ausência de fome em um período curto de tempo. Durante esses episódios, os pacientes com compulsão alimentar periódica apresentam uma perda subjetiva de controle. Esse padrão comportamental é frequentemente associado à falta de controle dos impulsos. Além do aumento da sensibilidade à recompensa, a diminuição da inibição é um fator importante no conceito de impulsividade, e a interação de ambos os fatores constitui a síndrome do transtorno alimentar. Especificamente, os pacientes com compulsão alimentar mostram maior sensibilidade à recompensa a alimentos com alto teor calórico, maior atenção aos estímulos alimentares e redução da inibição da resposta comportamental.

Como posso tratar a compulsão alimentar?

Diversas vezes a compulsão alimentar é causadora de problemas associados com ganho de massa corporal. É importante ressaltar que tanto a compulsão alimentar, como a anorexia e abulimia são transtornos alimentares diagnosticados por psiquiatras. Esses transtornos são descritos no DSM-5. O aumento de peso corporal muitas vezes pode trazer consequências negativas para o metabolismo e estrutura corporal. Por isso, a Clínica VTM Neurodiagnóstico incorporou um Programa de Tratamento direcionado para neuromodulação autorregulatória para redução de compulsão alimentar. Esse tratamento tem como foco principal o uso do Neurofeedback e de estratégias da Terapia Cognitivo-comportamental para modificar a atividade cerebral com o uso de monitoramento em tempo real durante a sessão. Entre em contato com nossos consultores.

#obesidade #compulsãoalimentar #tireoide #neurofeedback #estimulacaomagneticatranscraniana #tcc #psicologia #psiquiatria #saudemental #neurologia #sobrepeso #spa

Deixe um comentário