Fotobiomodulação Transcraniana em Tratamento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O que é Transtorno do Espectro Autista, chamado de TEA?

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição complexa do neurodesenvolvimento tipicamente caracterizada por déficits em comportamentos sociais e comunicativos, bem como padrões repetitivos de comportamentos. Além desses sintomas centrais, várias crianças e adolescentes com TEA também apresentam graves dificuldades comportamentais, incluindo agressividade, comportamento autolesivo, birras, irritabilidade e problemas de sono, que geralmente interferem na sua educação e desenvolvimento, bem como o bem-estar dos cuidadores. Além disso, as pessoas com TEA podem mostrar déficits de função executiva (atenção, memória de trabalho, concentração, planejamento).
Embora a causa do autismo seja incerta, a explicação mais amplamente aceita é que é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento caracterizado por rede cerebral atípica.
O EEG em TEA mostra sobreconectividade local e subconectividade de longo alcance, envolvendo também o corpo caloso em TEA. Os estudos de Neurofeedback e mapeamento cerebral revelaram alterações funcionais conectividade na rede de modo padrão (DMN), uma rede com papel na interoceptiva consciência e divagação mental e que implicam em déficits sócio-cognitivos.

Qual o principal objetivo da Terapia por Fotobiomodulação Transcraniana em TEA?

O principal objetivo da terapia para crianças com TEA é a melhora e habilidades de comunicação. Esse objetivo é perseguido por meio de uma combinação de intervenções, como como terapia da fala, treinamento dos pais, treinamento de habilidades sociais e terapia cognitivo-comportamental (Programa ABA). Na presença de desregulação emocional e comportamental, um abordagem farmacológica é frequentemente considerada.
Embora alguns medicamentos, como risperidona e aripiprazol, tenham efeito positivo na irritabilidade e agressividade relacionadas ao TEA , eles também têm efeitos colaterais importantes. incluindo sedação, efeitos anticolinérgicos, alterações metabólicas, ganho de peso e movimentos involuntários. Além disso, eles não visam o núcleo de características do TEA.

Recentemente, tem havido um interesse crescente no potencial da estimulação cerebral não invasiva em distúrbios do neurodesenvolvimento, graças à sua capacidade de modular a neuroplasticidade e potencializar processos cognitivos, comportamentais e socioemocionais.
Entre as novas abordagens de neuromodulação, a fotobiomodulação transcraniana (tPBM) é caracterizada pela entrega não invasiva de luz de baixo nível, por via transcraniana. Raios laser infravermelhos penetram a pele e o crânio e, em seguida, esses raios são absorvidos no tecido cerebral por cromóforos específicos, como água, oxiemoglobina (HbO2), desoxiemoglobina (Hb), mioglobina, melanina, citocromos e flavina.

O alvo para a luz dentro de neurônios individuais é a mitocôndria, onde o tPBM estimula a citocromo c oxidase. A consequência é que a luz aumenta a atividade mitocondrial e, portanto, a síntese de ATP, levando a uma ativação de fatores de transcrição associados ao aumento da atividade funcional. Coerentemente, o tPBM aumenta o metabolismo energético cerebral, bem como cognição na reabilitação pós-AVC, em pacientes com TCE e depressão.

Quais os possíveis efeitos colaterais da fotobioestimulação transcraniana – tPBM?

No que diz respeito à segurança, em um estudo controlado randomizado, que incluiu cerca de 1000 pacientes com acidente vascular cerebral , sem diferença significativa nos efeitos colaterais entre estimulação ativa e o placebo, simulação sem tPBM. Outros estudos relataram dores de cabeça transitórias, insônia, humor irritável e um gosto estranho na boca como efeitos colaterais comuns. O risco de lesão térmica após o tPBM é mínimo e depende principalmente dos parâmetros e dispositivos usados ​.
Especificamente, em relação ao TEA em adultos, um estudo recente de Ceranoglu e colegas (2022) também não relataram efeitos colaterais, com exceção de um em cada seis pacientes que desenvolveu uma dor de cabeça transitória. Eles sugeriram efeitos benéficos de duas vezes por semana
Terapia Transcraniana de Diodo Emissor de Luz (LED) (TLT), uma forma de PBM, no núcleo social déficits associados ao TEA em pacientes adultos de 18 a 55 anos, como mostrado pela redução na subescala interesses restritos e comportamento repetitivo da Responsividade Social Escala (SRS-2) e em medidas de competência socioemocional e funcionamento global, com uma boa tolerabilidade e taxa de adesão.
Além disso, o tPBM também pode ser usado com segurança e eficiência em crianças e adolescentes, considerando que vários estudos usaram PBM para tratar amostras pediátricas sem relatos ou efeitos colaterais mínimos . Além disso, a fototerapia, da qual o PBM é uma variante – embora o omprimento de onda usado na fototerapia seja menor do que no tPBM – também foi amplamente adotado em neonatos e, embora alguns efeitos colaterais relatados, muitos foram transitórios e leves.

Como é o uso da fotobiomodulação transcraniana em crianças e adolescentes TEA?

Em relação ao TEA especificamente, Leisman e colegas (2018) trataram crianças e adolescentes com TEA administrando terapia de luz de baixo nível (uma forma de PBM) na base do crânio e áreas temporais oito vezes por 5 min e sem efeitos colaterais que exijam descontinuação da terapia foram relatados. Todos os participantes foram avaliados com o Comportamento Aberrante Crianças e Checklist (ABC) e não houve desistências. Os resultados mostram uma diminuição da irritabilidade após o tratamento, sugerindo o potencial do PBM também no tratamento de crianças com TEA.
Com base nessas descobertas preliminares, o tPBM foi prescrito para tratamento de crianças e adolescentes com TEA com base no princípio do bom
prática clínica. tPBM representa uma intervenção promissora para crianças e adolescentes com TEA, considerando também sua praticidade e a liberdade de movimento que oferece. O tPBM pode representar um dispositivo promissor para mover para uma abordagem de medicina de precisão, no caminho para o tratamento personalizado em domínio dos distúrbios do neurodesenvolvimento.

Fonte: Children | Free Full-Text | Transcranial Photobiomodulation for the Treatment of Children with Autism Spectrum Disorder (ASD): A Retrospective Study (mdpi.com)

Deixe um comentário