Eficácia da Neuromodulação nas Alterações de Memória da Doença de Alzheimer

Dentre os diferentes tipos de demências, a Doença de Alzheimer é a mais prevalente em indivíduos com mais de 65 anos. O início do Alzheimer pode ser dividido em três estágios: 1. estágio pré-clínico, 2. Fase de comprometimento cognitivo leve e o 3. estágio de demência do Alzheimer.

Características da Doença de Alzheimer

Em fase inicial ou estágio leve, ocorre a perda de memória episódica e a dificuldade na aquisição de novas tarefas. No estágio moderado, irão circundar outros comprometimentos cognitivos, como a capacidade de julgamento, cálculo, capacidade de abstração. Numa fase intermédia ou grave pode ser observada a afasia, além disso a dificuldade em nomear objetos ou escolher a palavra certa para expressar ideias, assim como apraxia. As lesões provocadas pelo Alzheimer trazem perdas significativas ao longo das diferentes fases da doença o que leva à urgência das necessidades de tardá-las.

O Alzheimer tem cura?

Não. Atualmente, os fármacos para o Alzheimer trazem apenas uma melhora temporária do estado funcional. Como é o caso do Aducaanumab, que ainda não revela segurança nos ensaios clínicos, cerca de 30% das pessoas   participantes do experimento tiveram    edema cerebral reversível e cerca de 10% tiveram pequenos sangramentos cerebrais. Dessa forma, a neuromodulação pode fornecer um novo tipo de tratamento para a Doença de Alzheimer através de intervenções de estimulação magnética transcraniana ou elétrica, em diferentes regiões cerebrais, de maneira não invasiva e segura. A neuromodulação por estimulações magnética ou elétrica transcranianas podem reduzir o declínio progressivo em diferentes domínios cognitivos, como podem ser exemplo, a memória, linguagem, em funções executivas, habilidades visuo espaciais, na personalidade, no comportamento e reduzem a perda de autonomia nas atividades diárias.

Fonte: Repositório da Universidade Portucalense: Eficácia da neuromodulação nas alterações de memória da doença de Alzheimer: uma revisão sistemática da literatura (uportu.pt)

#alzheimer #demencia #neuromodulação #estimulaçãomagnéticatranscraniana #estimulaçãotranscranianaporcorrentecontínua #estimulaçãoelétrica #neurologia #neurologista #barradatijuca #rj

Deixe um comentário