Saiba mais sobre cetamina em tratamentos de ansiedade e depressão.

Ansiedade e Depressão Refratárias – tratamento com cetamina.
VTM Neurodiagnóstico: Diagnósticos e Tratamentos em Neurologia e Psiquiatria.

A cetamina tem sido usada em diversos estudos com Saúde Mental, desde transtorno depressivo maior, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático e, também, no transtorno de ansiedade generalizada e ansiedade social resistente ao tratamento. Trouxemos algumas informações sobre esse medicamento.

O que é cetamina?

A cetamina é um antagonista não competitivo do receptor glutamatérgico do tipo NMDA, característica responsável pelos seus efeitos terapêuticos primários. Dessa forma, a cetamina impede as ações do glutamato sobre os NMDAR. No entanto, a cetamina também pode agir sobre outros alvos farmacológicos, sendo que os metabólitos da cetamina também podem agir sobre diferentes receptores. Além dos NMDAR, a cetamina e seus metabólitos podem se ligar em menor grau a receptores dopaminérgicos, serotoninérgicos, colinérgicos e opioides e canais de sódio.

Como é o tratamento com o uso da cetamina?

Por isso, diversos estudos tem demonstrado que a administração intravenosa de doses sub-anestésicas de cetamina são capazes de induzr efeitos antidepressivos e anseolíticos em maneira rápida, em até 4 horas, e prolongada, com duração de 7 a 15 dias. Em experimentação animal foram observados fenómenos de tolerância e síndrome de abstinência. A dose de cetamina parece ser uma variável importante, para efeitos ansiolíticos, os estudos mostram entre 0,25 mg / kg e 1 mg / kg sendo que a última apresenta efeitos mais prolongados. A dose só pode ser recomendada por um médico.

#cetamina #tratamento #saudemental #ansiedade #depressao #ressonanciamagnetica #saude