5 Dicas para redução da Ansiedade

O transtorno da ansiedade é caracterizado por uma preocupação excessiva que se torna recorrente e que é difícil de controlar. Costuma gerar alterações no sono, como insônia, dificuldades de concentração, agitação, irritabilidade e tensão. Em casos mais graves, pode resultar em taquicardias, falta de ar e aumento da pressão arterial. É um transtorno que afeta muitas pessoas e pode gerar muita angústia. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser muito úteis para ajudar no manejo da ansiedade:

1- Prática de exercícios físicos: A atividade física faz com que o organismo produza a serotonina e a endorfina, neurotransmissores responsáveis por gerar prazer e, por isso, melhoram o humor. Entretanto, é importante encontrar um exercício que a pessoa goste para que não se torne uma obrigação.

2- Meditação: Por ser uma prática que busca trazer o indivíduo para o momento presente, é uma boa opção para o ansioso, que sempre possui os pensamentos no futuro, resultando em preocupações. Além disso, por meio de técnicas de respiração, contribui para trazer calma e a sensação de tranquilidade e paz. E ainda, permite identificar e entender melhor nossas próprias sensações, emoções e os sinais que o corpo envia.

3- Higiene do sono: É importante criar uma rotina na hora de dormir para acalmar os pensamentos antes da hora de se deitar. Com isso, deve-se evitar comportamentos que possam levar à agitação e preocupação. Desligar o celular em torno de 30 minutos antes de dormir, tomar um banho quente, beber um chá calmante e ler podem ser opções que promovem o relaxamento, diminuem a ansiedade e levando à uma boa noite de sono.

4- Organização: Planejar-se e programar-se pode ser uma forma de aliviar a ansiedade, uma vez que promove ao indivíduo um maior controle de suas obrigações e compromissos. Com isso, a organização tira a pessoa da bagunça, administrando melhor seu tempo e levando a um maior equilíbrio emocional.

5- Alimentação: Uma boa alimentação também pode ter resultados positivos no estado físico e mental do indivíduo. Alimentos ricos em açúcar e gordura produzem muita energia no corpo, o que pode resultar na inquietação. Alimentos que contém cafeína, como café, chá e refrigerante também podem levar à agitação. Uma boa opção para reduzir a ansiedade é optar por alimentos que contém cálcio e magnésio, pois eles acalmam o corpo, como brócolis, couve e salmão. A vitamina C, presente em frutas cítricas, também ajuda a reduzir a ansiedade.

Deixe um comentário