5 dicas para quem tem TOC – Transtorno Obsessivo-compulsivo

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um distúrbio caracterizado pela presença de compulsões e obsessões, as quais geram muita ansiedade. As compulsões são comportamento repetitivos, em que o indivíduo se sente compelido a fazer determinada ação. Já as obsessões são pensamentos e ideias intrusivas, persistentes e indesejadas na mente da pessoa. Trouxemos 5 dicas que podem ajudar a lidar com esse tipo de transtorno:


1- Terapia comportamental cognitiva: este tipo de psicoterapia ajuda o paciente a identificar suas obsessões e compulsões e, por meio de exercícios, técnica e tarefas, os sintomas apresentados vão perdendo a sua intensidade e os padrões de pensamentos automáticos disfuncionais vão sendo corrigidos e trocados por outros mais saudáveis.

2- Meditação: a prática da meditação permite ao indivíduo focar no momento presente e ajuda a controlar melhor seu corpo e mente. Além disso, promove uma maior identificação e entendimento de seus sentimentos e sensações e trabalha a respiração. Com isso, amplia-se a consciência de si mesmo, tornando-se mais fácil entender seus padrões de pensamento e comportamento, possibilitando um maior controle do TOC.

3- Entender os gatilhos: buscar compreender de onde vem a ansiedade e o medo, quais são as motivações e causas e se o ritual compulsivo poderia servir como solução. É importante identificar que se trata de um ciclo e que o ato compulsivo não será uma resposta para a ansiedade, uma vez que ela continuará retornando. Dessa forma, o indivíduo pode buscar outras formas de resolver a questão.

4- Não evitar os pensamentos: aceite e deixe que eles venham. Quanto mais se tenta evita-los, mais eles podem ficar presentes na cabeça. Dessa forma, pode-se aumentar a compreensão acerca de como esses pensamentos se apresentam e criar novas formas de pensar, mais funcionais.

5- Busque ajuda médica especializada, como um psiquiatra, neurologista ou psicólogo. O trabalho multidisciplinar com profissionais capacitados pode orientar o melhor tipo de tratamento para cada caso, seja por medicamentos, terapia ou estimulação magnética.

O TOC não tem cura, mas os tratamentos agem na sintomatologia e permitem que o paciente viva uma vida de qualidade, busque um profissional!

Cérebro acorrentado no Transtorno Obsessivo-compulsivo – TOC
VTM Neurodiagnóstico – Tratamento e diagnóstico em Neurologia e Saúde Mental.

#transtornoobsessivocompulsivo #toc #vtmneurodiagnosticos #neurologia #psiquiatria #tratamento #estimulacaomagneticatranscraniana #compulsao #obsessao

Deixe um comentário