Neuromodulação para ansiedade

Os transtornos de ansiedade são condições de saúde mental que envolvem níveis elevados e persistentes de ansiedade, juntamente com outros sintomas emocionais e físicos, como medo intenso, preocupação excessiva, ataques de pânico, evitação de situações temidas e dificuldade em se concentrar. Alguns exemplos de transtornos de ansiedade incluem transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobia social e outros. O tratamento pode envolver psicoterapia, medicação, neuromodulação funcional e estrutural por estimulação magnética transcraniana ou uma combinação de terapias.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica não invasiva de neuromodulação cerebral que envolve a aplicação de campos magnéticos pulsados ​​no couro cabeludo para estimular áreas específicas do cérebro. Essa estimulação provoca alterações neurofisiológicas e, consequentemente, pode alterar sensações, emoções e cognição. A EMT tem sido estudada como uma opção de tratamento para uma variedade de transtornos mentais, incluindo ansiedade.

Uma revisão sistemática de 2019, que analisou os resultados de 29 estudos, concluiu que a EMT pode ter um efeito moderado a grande no tratamento da ansiedade. A EMT pode ser uma opção de tratamento promissora para a ansiedade, mas mais pesquisas são necessárias para entender completamente sua eficácia e como ela pode ser melhor usada no tratamento de transtornos de ansiedade. É importante que qualquer pessoa que esteja considerando a EMT para tratar a ansiedade discuta as opções de tratamento com um profissional de saúde mental qualificado.Caso tenha interesse procure auxílio de um neurologista capacitado para realização desse tipo de tratamento com EMT.

Deixe um comentário