Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento de Parkinson

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica que utiliza campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro. Embora seja mais comumente associada ao tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e transtorno do espectro autista, a EMT também tem sido investigada como uma opção terapêutica para distúrbios neurológicos, incluindo o Parkinson.

O que é Parkinson?

A doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo caracterizado pela degeneração progressiva das células produtoras de dopamina no cérebro. Os sintomas incluem tremores, rigidez muscular, bradicinesia (movimentos lentos) e instabilidade postural. O tratamento padrão para o Parkinson geralmente envolve medicamentos, fisioterapia e, em casos mais avançados, cirurgia.

Como a EMT pode auxiliar no tratamento de Parkinson?

A EMT aplicada no tratamento do Parkinson visa modular a atividade cerebral, estimulando áreas específicas relacionadas aos sintomas motores da doença. Existem diferentes abordagens na aplicação da EMT no Parkinson, como a estimulação do córtex motor primário, córtex pré-motor e outras áreas envolvidas no controle motor.
Embora a pesquisa esteja em andamento e os resultados sejam variáveis, estudos sugerem que a EMT pode proporcionar benefícios no tratamento dos sintomas motores do Parkinson. Por exemplo, um estudo publicado em 2020 na revista “Neurology” mostrou que a EMT aplicada ao córtex pré-motor melhorou a velocidade de caminhada em pacientes com Parkinson.
Se você ou alguém que você conhece está interessado na EMT como uma opção de tratamento para o Parkinson, é fundamental procurar um médico especialista nessa área. Um neurologista especializado em estimulação magnética transcraniana poderá fornecer orientações mais precisas e atualizadas com base nas evidências científicas disponíveis.

#parkinson #parkinsoninsmo #tremor #neurologia #neurologista #psicologia #psiquiatria #emt #estimulacaomagneticatranscraniana #estimulacaoneurologia #neurodegeneracao #idoso #melhoridade #cortex #cerebro #motor

Deixe um comentário