Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio.
Campanha Setembro Amarelo. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Saúde Mental e Neurologia.

Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio.

Setembro Amarelo é o mês da prevenção do suicídio. Tanto o suicídio como a depressão são temas que devem ser entendidos e trabalhados com muita importância e seriedade. A depressão é um transtorno mental que se não tratada, pode levar à consequência mais graves, como o suicídio. Entretanto, deve-se ter em mente que há sim uma luz no fim do túnel e que existem inúmeras possibilidades de tratamento, as quais permitem que a pessoa enfrente esses momentos difíceis e delicados e viva uma vida feliz e de qualidade.
Uma alternativa é a Estimulação Magnética Transcraniana (ETM). Trata-se de uma técnica indolor e não invasiva que age por meio da modulação cerebral, ativando determinadas regiões cerebrais, com o intuito de aumentar ou reduzir sua atividade. É comprovado cientificamente e aprovada pela Anvisa. Por meio da ETM, é possível uma redução dos sintomas desencadeados pelo Transtorno Depressivo. Outra forma de neuromodulação cerebral é o Neurofeedback. Este já apresenta resultados positivos na melhora da autoestima e promove um reequilíbrio de circuitos cerebrais relacionados à culpa.
Outra possibilidade é a utilização de medicamentos antidepressivos, os quais ajudarão a regular a química cerebral do paciente. Há uma variedade de remédios que podem ser usados e, para isso, é importante a avaliação prévia de um médico especializado. Juntamente com o uso de medicamentos, é recomendado o acompanhamento psicológico. A terapia é de grande ajuda para identificar os motivos e razões para o desenvolvimento do transtorno, contribuindo para criar novos padrões de comportamentos mais saudáveis, pensamentos mais funcionais e ainda, oferecer suporte para lidar com as emoções e sentimentos.
Com isso, é importante lembrar que sempre há uma solução. Como vimos, há diversas opções para se tratar e trazer de volta o bem-estar que todos merecemos ter. Busque a ajuda de um médico e se você tiver algum conhecido passando por isso, dê apoio e oriente-o a consultar um profissional.

#vtmneurodiagnostico #saudemental #depressão #transtornodepressivo #suicidio #estadodepressivo #setembroamarelo #psicologia #psiquiatria #terapia

Deixe uma resposta