3 Fatores Desencadeadores de Transtornos Mentais na Gestação

Gestação e Transtorno Mental: Fatores desencadeadores
VTM Neurodiagnóstico: Tratamento e Diagnóstico em Neurologia e Saúde Mental

A gestação é um período que vai desencadear alterações hormonais, corporais e psicológicas na mulher. Pode ser uma fase muito especial para a futura mãe, mas também é comum ser um momento de extrema sensibilidade, podendo haver diversas dificuldades a serem enfrentadas e podendo até mesmo a levar ao desenvolvimento de transtornos mentais. Separamos alguns fatores que podem desencadear distúrbios mentais no período da gestação:

1- Gestante e os fatores sociais

Baixo nível de escolaridade, baixas condições financeiras, pouco apoio familiar, o fato da mãe estar solteira, instabilidade conjugal ou a ausência de planejamento são pontos que podem favorecer o adoecimento mental. Todos esses fatores podem ser estressantes e gerar angústias, preocupações e inseguranças de como será cuidar do filho e suas implicações. A terapia pode ser uma boa opção para explorar os sentimentos despertados e buscar formas de lidar com a situação.

2- Histórico psiquiátrico da mulher

Pessoas que já possuíam transtornos mentais antes de engravidar, como depressão e ansiedade, têm mais chances de desenvolver patologias mentais, ainda mais a gestação sendo um período em que a mulher está mais frágil e vulnerável. É importante o tratamento adequado desses transtornos, como uma forma de prevenção, antes que ela decida ter um bebê.

3- Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um transtorno que gera muita tristeza e desesperança para a mãe, logo após o parto do bebê. Suas causas são diversas, podendo ser alterações hormonais, privação de sono, sedentarismo, alimentação inadequada, isolamento e também fatores físicos, emocionais e sociais.

Gravidez e terapia

É de extrema importância o acompanhamento psicoterápico de pacientes grávidas e também no momento pós-parto, uma vez que este diminui os riscos de desenvolver transtornos mentais. Caso ocorra problemas associados com oscilação de humor, procure ajudade de um psiquiátra para verificar tratamentos não farmacológicos, como estimulação magnética transcraniana, neurofeedback ou acupuntura.

#transtornosmentais #gestação #depressaoposparto #vtmneurodiagnostico #tratamento #emt #emtr #estimulacaocerebral #estimulacaomagneticatranscraniana #acupuntura

Deixe um comentário