Você está visualizando atualmente Saiba como a nossa personalidade está associada com a neurofisiologia do cérebro!
Associação Entre Personalidade e Morfologia Cerebral. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

Saiba como a nossa personalidade está associada com a neurofisiologia do cérebro!

Muitas vezes nos perguntamos o que é personalidade…mas o que precisamos saber é que cada um de nós tem comportamentos e pensamentos direcionados por uma continuidade no modo de lidar com nossos pensamentos e emoções, assim como com o contexto. Os traços de personalidade podem ser medidos pelo iventário Big Five – essas medidas de personalidade têm sido extensivamente pesquisadas. Existem diversos traços em nossas personalidades. Porém, convencionalmente, pode-se medir principalmente por cinco itens:

  1. Abertura para a experiência
  2. Conscienciosidade – autodisciplina e orientação para metas.
  3. Extroversão – é uma tendência para buscar estímulos e vivências sociais.
  4. Neuroticismo ou Instabilidade Emocional – tendência para emoções negativas, como raiva, ansiedade e agressividade.
  5. Amabilidade – tendencia para cooperação, agradabilidade e otimismo.

Mas como a personalidade pode estar associad com a neurofisiologia do nosso cérebro?

A camada externa dobrada do cérebro – o córtex – relaciona-se a diferentes traços de personalidade, dependendo de quão espesso e dobrado ou enrugado é, e sua área geral em regiões específicas do cérebro, de acordo com um recente estudo da Social Cognitive and Affective Neurociências.

Vários traços de personalidade foram associados a vários graus de enrugamento e espessura no córtex pré-frontal, que é a parte do cérebro que fica logo atrás da testa.

Indivíduos muito neuróticos, por exemplo, tem um córtex mais espesso e menos enrugado em partes da região pré-frontal. Pessoas muito abertas, no entanto, mostram um córtex mais fino e enrugado em outra parte da região pré-frontal. Indivíduos muito conscienciosos tinham um córtex mais espesso e menos enrugado nas regiões pré-frontais.

Pessoas muito extrovertidas tinham um córtex mais espesso na área pré-cuneiforme, em direção à parte posterior do cérebro, e uma área geral menor no córtex temporal superior, que fica em um lobo ao lado do cérebro.

A natureza do córtex varia muito entre as pessoas, o que torna crucial ter uma amostra grande para ver a tendência geral de como as propriedades do córtex se relacionam com os tipos de personalidade.

#personalidade #psicologia #psiquiatria #neurologia #cerebro #comportamento #cognicao #vtmneurodiagnostico

Deixe um comentário