Estimulação Magnética Transcraniana na Doença de Alzheimer

A necessidade de estratégias eficazes na batalha contra a Doença de Alzheimer (DA) torna-se cada vez mais urgente. O resultado decepcionante de ensaios clínicos com medicamentos tradicionais recentes encoraja a consideração de novos perspectivas e, nesse contexto, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) surgiu como um nova alternativa à terapêutica farmacológica e outras intervenções. A eficácia em estudos controlados está sendo cada vez mais confirmada, e resultados cognitivos de longo prazo estabelecidos. A EMT é usada para atingir o equilíbrio excitatório/inibitório, em frequência de diferentes regiões do cérebro, reconhecendo que tais efeitos podem tem impacto em regiões específicas do Sistema Nervoso Central.
A prevalência de depressão na DA pode chegar a 50%, e mesmo sintomas depressivos leves estão associados a um comprometimento funcional significativo. Muitos dos estímulos de EMT protocolos testados para o tratamento da DA são semelhantes aos aqueles usados na depressão. A melhora cognitiva após a EMT na DA resulta também do alívio dos sintomas depressivos , portanto, é notável neste contexto que os pacientes tratados às vezes também exibem melhora de humor, pontuando melhor em escalas de depressão e apatia.

#tratamentoalzheimer #alzheimer #estimulaçãomagnéticatranscraniana #estimulaçãocerebral #emt #emtrj #estimulaçãomagnéticarj #estimulaçãomagnéticatranscranianarj

Deixe um comentário