Entenda já como as doenças psicossomáticas ocorrem…

Já ouviu a frase “o corpo fala”?! Pois é, um exemplo disso são as doenças psicossomáticas. Estas são condições em que os fatores psicológicos, como estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais, desempenham um papel significativo no desenvolvimento ou agravamento de sintomas físicos. Embora a relação exata entre a mente e o corpo não seja totalmente compreendida, sabe-se que o estresse crônico e os problemas emocionais podem afetar o sistema imunológico, hormonal e nervoso, influenciando a saúde física.

Existem muitos transtornos psicossomáticos diferentes, e cada um deles pode se manifestar de maneiras diversas. Aqui estão alguns exemplos:

Síndrome do intestino irritável: Um distúrbio gastrointestinal em que o estresse e a ansiedade podem desencadear sintomas como dor abdominal, inchaço, constipação ou diarreia.

Enxaqueca: Embora a causa exata das enxaquecas seja desconhecida, fatores emocionais, como estresse, ansiedade e depressão, podem desencadear ou agravar as dores de cabeça intensas.

Psoríase: Uma doença de pele crônica que pode piorar em momentos de estresse emocional.

Asma: Embora a asma seja uma doença respiratória, o estresse, a ansiedade e outros fatores emocionais podem desencadear ou agravar os sintomas de falta de ar e aperto no peito.

Úlcera péptica: O estresse e a ansiedade não causam diretamente úlceras, mas podem agravar os sintomas ou retardar a cicatrização de úlceras existentes.

Os tratamentos para doenças psicossomáticas envolvem uma abordagem multidisciplinar, visando tanto os fatores psicológicos quanto os sintomas físicos. É importante destacar que o tratamento deve ser individualizado, adaptado às necessidades e circunstâncias específicas de cada pessoa.

#psicossomático#ansiedade#estresse#depressão#ulcerapeptica#asma#psoriase#enxaqueca#cefaleia#sindromedocoloirritavel

Deixe um comentário