5 sintomas de que você está oprimindo seus sentimentos

Silenciar suas emoções pode colocar sua saúde em risco
VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental

Diariamente, quantas emoções reprimimos e guardamos?

Frequentemente, emoções são sufocadas com a intenção de evitar conflitos e em uma tentativa de mostrar que está tudo bem. Porém, pode ser que as coisas saiam do controle. Aqui vão dicas para você analisar se está oprimindo seus sentimentos:

1 – Perda de Algumas Memórias

O estado emocional diante de alguma situação pode afetar a capacidade de memorizar alguns detalhes, ajudando a lembrar melhor desse evento ou, justamente o contrário, inibindo algumas lembranças.

2- Sensação de fadiga mental

Uma falta de energia acompanhada de tensão mental ou estresse, suprimir sentimentos pode provocar fadiga mental sim. Esse problema também pode ser decorrente de outras questões psicológicas, como ansiedade, estresse, depressão e sentimento de culpa.

3 – Insônia

Dificuldade em se desapegar do controle consciente e, partindo desse princípio, os pensamentos, preocupações e sentimentos mal resolvidos contribuem para manter o estágio de vigília, atrapalhando o sono

4 – Pressão Alta

Nossos sentimentos estão associados com a fisiologia do nosso corpo. Reprimir sentimentos pode gerar estresse, o que acarreta em maior taxa de atividade cardiovascular, podendo impactar diretamente na pressão arterial.

5 – Ganho de massa corporal

A dificuldade em lidar com alguns sentimentos pode aumentar a ingestão de alimentos como uma maneira de compensar tal dificuldade, buscando prazer por meio da comida, o que ocasionar ganho de peso.

Outras consequências e tratamento

Palavras e emoções silenciadas também podem acarretar em enxaqueca, diarreia, gastrite, dores nas costas, herpes, entre outras patologias. Se você se identificou com essas dicas, é importante procurar um grupo de ajuda, psicoterapia ou um psiquiatra. Profissionais da saúde podem proporcionar melhora no bem-estar físico, emocional e cognitivo.

#saude #neurologia #psicologia #psiquiatria #terapia #psicoterapia #insonia #ansiedade #depressao #estresse #raiva #confusaomental

Este post tem um comentário

Deixe um comentário